terça-feira, 18 de novembro de 2008

Filme Vida Maria

O filme é uma curta metragem de Márcio Ramos que, conta a história de Maria José, uma menina de cinco anos de idade, que necessita deixar de lado seus sonhos para sobreviver no sertão do Ceará. Logo, é obrigada a larga os estudos e os brinquedos para trabalhar. Enquanto trabalha, cresce, casa, tem filhos e envelhece, em momentos específicos e decisivos da sua história, e sutilmente, acaba por mostrar também a vida de tantas outras Marias. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha.

Aparentemente, uma história simples, entretanto, o curta traz um roteiro extremamente delicado e sensível que acaba por emocionar e dinamizar de forma simples a saga de tantas “Marias” do sertão nordestino. O curta acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos, fazendo-nos voltar aqueles momento onde para podermos não decepcionar nossos pais acabamos nos tornando omissos. Porém o próprio autor do filme nos faz lembrar que tudo é possível com esforço e dedicação na medida certa, ele é e excepcional exemplo de vida que nos motiva a continua.

Com bonitos efeitos 3D, a animação surpreende pelo roteiro que prende a atenção até o final, bem como se fosse uma fotografia, dando a impressão de ser real e não animação .Em oito minutos a animação consegue tocar quem o assiste contando a vida de uma das muito “Marias” que existem pelo interior nordestino. A técnica apuradíssima mostrando o envelhecimento da personagem e suas várias fases, aliadas ao comovente roteiro fazem de “Vida Maria” sem duvida alguma um dos melhores curtas já nascido no Ceará e apresentados pelo Brasil.

Completamente instrumental, ela passa o tom certo de drama ou leveza nos momentos certos da animação, que se desenrola rápida, mas intensamente. Suas cores dão a forma perfeita aos personagens, dando vida aos mesmos, o design passa toda estrutura básica de uma pessoa, nos passando toda a emoção vivida por uma pessoa.

E se você só acredita vendo? Então veja você mesmo então o trailler do filme. O trailler é só um aperitivo. O filme é melhor ainda.




Nenhum comentário: